13 março 2006

Mr. Anderson... Surprised to see me?

Bom, depois de quase 1 mês e meio, até eu achei que eu já tinha desistido de vez do blog.
Mas estou aqui. Rejoice over my presence.

Mas, apesar de ter resolvido escrever algo, sinceramente, não sei o que falar. Foi uma daquelas resoluções meio vagas. Talvez influenciada pelo fato de que o Henrique resolveu criar um blog. Mas os motivos não são realmente importantes.

O importante é comentar sobre as minhas produções do fim de semana. Mas antes, vou introduzir um pouco o contexto das mesmas.

Como muitos que me conhecem sabem, eu gosto de programar em Perl. Perl é o equivalente à oitava maravilha do mundo no ramo da computação (apesar de muitas pessoas não conseguirem enxergar esse fato - "perdoe-os, Senhor, eles não sabem o que fazem").

Além disso, existe um framework para rapid web development muito interessante para Perl, chamado Catalyst. Caso seja do interesse do leitor, o Catalyst foi elaborado misturando os melhores elementos encontrados no Maypole (um framework em Perl já existente) e no, agora aclamado, Ruby on Rails. O resultado é algo extremamente sólido, que realmente conseguiu superar ambos os seus "progenitores".

Tendo isso em mente, ao longo da semana passada eu vim desenvolvendo um simples aplicativo web: uma galeria de fotos utilizando o Catalyst, batizada de Photolyst. Ela está em um estágio razoavelmente avançado, apesar de faltar alguns recursos básicos como excluir fotos, por exemplo. Mas isso, com o Catalyst, é uma tarefa trivial e provavelmente em 5 minutos eu adicionaria essa funcionalidade (e gastaria outras 2 horas brigando com CSS). Se eu terminar o projeto, pretendo colocar em algum repositório público como um projeto open-source e como demonstração do Catalyst.

Isso acabou gerando alguns sub-produtos: um plugin para o Catalyst e um módulo para geração automática de código em JavaScript para validação de formulários (também acompanhado de um plugin para o Catalyst, facilitando o uso do mesmo).

Esses 3 módulos, podem ser encontrados no meu diretório na CPAN (se você ordenar por data, serão os mais recentes).

Agora eu estou com planos para uma biblioteca completa de validação de formulários web em JavaScript, que funcionaria independentemente da tecnologia utilizada no servidor. Vamos ver no que dá.

3 comentários:

  1. Quando você disse que iria comentar sobre o seu final de semana eu pensei que você citaria o fato de ter ficado inútil no orkut e no msn.

    ResponderExcluir
  2. Bombaw :)23/3/06 10:37

    o viadinho, vai fazer validacao com javascript? tenha vergonha disso

    useless
    perl sux0r
    $$ ownz ejhurAEUr

    ResponderExcluir
  3. erm tipo... vc não leu direito.
    a validação será feita por JavaScript *E* server-side. o que é algo bom.

    perl *E* $$ rlz.

    ResponderExcluir