08 dezembro 2006

What were you doing? He doesn't know.

Quase 3 meses sem um sinal de vida por aqui. É, o tempo realmente passa rápido. Final de semestre na universidade somado com trabalho somado com vida pessoal resulta nisso.

Uma coisa que achei bastante interessante nesses últimos tempos foi ler sobre um composto químico, um medicamento, chamado Modafinil. Meu primeiro contato com o assunto foi em um artigo no Slashdot, seu título era "Drugs Eradicate the Need For Sleep" e só pelo título eu já teria motivação suficiente pra procurar tudo a respeito.

O Modafinil é um estimulante que funciona de uma maneira não convencional. Ao invés de estimular o cérebro inteiro como estimulantes tradicionais (à base de cafeína, por exemplo) fazem, ele trabalha de forma mais seletiva alterando a própria estrutura do sono em nosso cérebro. O resultado disso tudo é um comprimido que, ao ser ingerido, melhora sua concentração e diminui sua necessidade de sono. O mais incrível é que além disso tudo, ao dormir, o seu sono será melhor e mais restaurador que um sono convencional. E ele consegue todos esse benefícios sem efeitos colaterais.

Apesar de, oficialmente, ser um medicamento indicado para pessoas narcolépticas ou com déficit de atenção, nos USA a droga vem sendo utilizada como uma lifestyle drug e ganhou até mesmo o apelido de work drug, já que muitas pessoas estão a tomando para conseguir melhor produtividade no trabalho (em especial, desenvolvedores de software).

Além disso, boa parte do financiamento das pesquisas nessa área é financiada pelo Departamento de Defesa dos USA, visando aumentar a resistência de soldados em operações de longa duração. O próprio Modafinil já foi e continua sendo utilizando em operações do exército americano com grande sucesso.

Obviamente, por aqui esse medicamento nem existe ainda. Nos USA, ele é aprovado pelo FDA desde 2001 para os usos citados acima. No Brasil, até hoje ainda não foi aprovado pela vigilância sanitária.

Considerando que pra mim ele mataria dois coelhos com uma cajadada só (déficit de atenção e falta de tempo) acho que quando ele estiver disponível no Brasil vou acabar procurando um médico. Acho que seria algo tão bom conseguir dormir menos e se sentir descansado além de conseguir se concentrar melhor nas coisas.

Só me resta sonhar.

Aliás... além de tudo que eu citei, um dos vários outros efeitos benéficos do Modafinil é que pessoas que normalmente não sonham, voltam a sonhar. Bem interessante.

2 comentários:

  1. Bombastic9/12/06 13:13

    Muito foda isso hein cidoca
    sera q nao tem efeito colateral mesmo? eh sonho isso

    vou mandar "importar" uns se realmente nao tiver

    aonde vc viu q nao tem efeito colateral? duvido

    ResponderExcluir
  2. Procura informações na internet sobre o Modafinil e você vai ver.

    O efeito colateral mais grave é que aumenta as chances de ter dor de cabeça... nos estudos de placebo vs modafinil, 4% das pessoas que tomaram placebo reportaram dor de cabeça, enquanto 11% das que tomaram o remédio reportaram dor de cabeça... um aumento irrisório na porcentagem.

    ResponderExcluir